1o Encontro da Família Schambeck

Realizado com muito êxito no último dia quinze o 1o Encontro da Família  Schambeck. Compareceu expressiva representação de cada uma das famílias desdobradas a partir do casal de imigrantes alemães Albert e Maria Meisinger Schambeck. Duzentos e vinte familiares atenderam à convocação e compareceram em Orleans, onde cumpriram agradável programa, especialmente preparado pela comissão encarregada. A comissão era formada por por descendentes de Emma, Afonso, João e Anselmo. Na véspera do grande dia, na sede da AABB, foi realizada uma prévia por aqueles que se anteciparam e chegaram na véspera do dia marcado. Eram os Schambeck descendentes de Afonso, de Emma, alguns do João e os da Thereza do Rio de Janeiro. Reunidos em torno de música das mais variadas e alguns "comes e bebes" que cada qual voluntariamente foi trazendo, deu muita alegria a esta parte informal da festa.

Missa

No dia seguinte todos estavam na Igreja Matriz, onde exatamente às 9:00 horas foi iniciada a Santa Missa pelo Vigário Padre Lino Brunel e auxiliada pelo Coral da Paróquia e por familiares dos Schambeck. No ofertório, dentre várias lembranças da família, destacaram-se as ferramentas utilizadas pelos irmãos Afonso, Anselmo e Ignácio, todos competentes profissionais marceneiros. Foi apresentado pelo neto Romulo Cézar Pizzolatti, um histórico da família, relatando aspectos desde a chegada do casal Albert e Maria Schambeck ao Brasil, em 1904, citando algumas particularidades sobre os onze filhos gerados por eles: Alberto, João, Afonso, Maria, Thereza, Emma, Rozalina, Hedwig, Ignácio, Anselmo e Luiz. Discorreu sobre as gerações antecedentes, na Alemanha bem como ao grande contingente de descendentes espalhados pelo Brasil. Em seguida, a neta Cleusa Maria Pizzolatti Lottin fez um comovente histórico da Vovó Schambeck, que comandou a família por longos anos com muito sacrifício, tendo em vista uma viuvez precoce. Detalhes e pormenores da casa, da vida e das características pessoais da "Oma Schambeck" foram relatados e recordados para conhecimento dos mais jovens e para lembrança daqueles que a conheceram. Terminada a missa reuniram-se as famílias descendentes para as fotos, começando pelo pessoal de João, o grupo mais numeroso com destaque para o filho Neri, o neto mais velho dos Schambeck. Em seguida foi a vez dos familiares de Afonso, de Ancelmo, de Rozalina e por último os de Emma e Thereza em conjunto.

Almoço de Confraternização


Realizado nos salões de festas da Paróquia no Morro da Nossa Senhora das Graças, local muito bom e com
excelente vista da cidade. Transcorreu na maior alegria, com uma comida de excelente qualidade e bom gosto, num ambiente de muita confraternização. Um painel com fotografias e documentos históricos da família foi montado no salão do almoço e visitado demoradamente por todos. Uma bandinha animou o ambiente com algumas músicas do folclore alemão e a animação dos presentes se manteve ao longo da tarde, encerrando-se após as 18 horas. No retorno dos participantes a alegria da realização do encontro e a certeza que outros encontros deste e de maior porte serão realizados no futuro.

 

Demonstrativo de receitas e despesas da festa